PMDB de Requião confirma apoio a Dr. Antenor para prefeito de Guarapuava

Decisão tem reflexos diretos na escolha do candidato a vice de César Silvestri Filho

30/07/2016 19H57

O advogado Ramon Barbosa e Silva, novo presidente do PMDB de Guarapuava, referendando apoio a Dr. Antenor (prefeito) e Cleto Tamanini (vice)

A Comissão Provisória do PMDB de Guarapuava, nomeada pela Executiva Estadual do partido, deliberou por apoiar o médico Antenor Gomes de Lima (PT) como candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano. A ala do ex-prefeito Nivaldo Kruger, que era o antigo presidente provisório e foi destituído por decisão da Estadual, não participou da convenção oficial na tarde deste sábado, na sede do partido, alegando "cerceamento", e fez uma reunião paralela numa barbearia próxima ao local do encontro, indicando apoio ao atual prefeito, César Silvestri Filho.

Da outra parte, o novo presidente da agremiação, Ramon Barbosa e Silva, está seguro de que a Comissão Provisória cumpriu as determinações do Tribunal de Justiça, com base num recurso impetrado por Nivaldo Kruger, e a coligação com Dr. Antenor é irreversível.

A decisão tem reflexos diretos na escolha do candidato a vice-prefeito de César Silvestri Filho. O grupo silvestrista dava como favas contadas a coligação com o PMDB, com a indicação do vice (o nome seria o de Marcelo Antonelli Guaragni, sobrinho do empresário Odacir Antonelli). César Filho tem convenção marcada para esta segunda-feira, dia 1º, e se assumir a indicação do vice da ala de Nivaldo Kruger corre grande risco de ter que rever essa decisão no meio da campanha, por decisão judicial.

O adiamento da convenção de Silvestri Filho, que estava marcada para o dia 23 e foi remarcada para 1º de agosto, demonstra que os Silvestri guardavam esperanças de que o recurso impetrado por Nivaldo Kruger no TJ vingaria.

O atual prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, e o ex-prefeito Nivaldo Kruger, ex-presidente da Comissão Provisória do PMDB: acordo de bastidores esbarrou na Executiva Estadual

INTERESSES CONTRÁRIOS – Nivaldo Kruger assumiu a presidência da comissão provisória, sob confiança direta do senador Roberto Requião, dirigente estadual peemedebista, com o compromisso de lançar candidato próprio a prefeito. Nos bastidores, ele costurava apoio a César Silvestri Filho.

Kruger diz que tinha "total independência" para decidir o rumo a tomar, mas a posição expressa de Roberto Requião, que se manifestou publicamente a favor de Dr. Antenor, assim como a destituição da comissão provisória, também com intervenção dos dirigentes estaduais, deixa claro que as negociações do ex-prefeito com os Silvesstri contrariava os interesses do partido.

A nova Comissão Provisória entende que a Executiva Estadual tem plenos poderes sobre a questão municipal, pois Nivaldo Kruger assumiu o cargo desta forma, por intervenção, do antigo presidente, Severino Dourado, ligado ao deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior.

Situação diferencial seria se já existisse um Diretório Municipal formalmente eleito, o que não é o caso, sendo apenas uma Comissão Provisória, submissa à Executiva Estadual.

Para os novos dirigentes, restou a Nivaldo Kruger a tentativa de prosseguir judicializando o debate, com sucessivos recursos na Justiça, única saída para beneficiar César Silvestri Filho, que era o objetivo inicial, e enfraquecer esta vitória de Dr. Antenor na largada da campanha eleitoral de 2016.

Em nota à imprensa, o ex-prefeito continua se declarando como presidente do PMDB de Guarapuava. Veja abaixo:

"1.     O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, na noite de ontem (29/07), concedeu liminar no mandado de segurança nº 29880 em favor do Ex-Prefeito Nivaldo Kruger, Presidente da Comissão Provisória do PMDB de Guarapuava, assegurando sua participação e preferência na proposta de coligação na convenção do partido convocada para este sábado (30/07).

2.     Não obstante a ordem judicial, de forma arbitrária, ilegal e antidemocrática, os organizadores da convenção impediram que o Sr. Nivaldo Kruger, bem como os convencionais filiados ao PMDB, ingressassem nas dependências do local onde seria realizada a convenção, que é a sede do diretório municipal do PT.

3.     Diante da impossibilidade de cumprir a liminar proferida pelo TRE-PR, face ao impedimento de acesso de seus membros legitimamente filiados, o Presidente Kruger convocou os mais de vinte filiados ao partido que estavam presentes, igualmente impedidos de participar da reunião, para deliberarem em via publica, em frente ao endereço indicado na convocação da convenção partidária.

4.     Aberta a convenção, por unanimidade, os convencionais legítima e legalmente representantes do PMDB de Guarapuava, decidiram indicar apoio e coligação com o Prefeito Cesar Silvestri Filho, do PPS.

5.     Outras deliberações, como coligações proporcionais e candidaturas a vereadores serão decididas pela Executiva Municipal, conforme poderes conferidos pela convenção da Comissão Provisória do PMDB de Guarapuava.

 Nivaldo Passos Kruger

Presidente do PMDB de Guarapuava"

 


 

Deixe seu comentário:

Veja Mais