Maria da Penha nas escolas acolhe pais e responsáveis no bairro Boqueirão
Objetivo é promover campanhas educativas e despertar nas crianças, nos pais e nas equipes das escolas municipais o combate à violência

Em mais uma etapa do projeto Maria da Penha nas Escolas, os pais e responsáveis por estudantes da Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira, no bairro Boqueirão, participaram de ações de diálogo, desconstrução de padrões e fortalecimento de valores. A ação integra o programa Mulher Alerta, promovido pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher e Centro Universitário Campo Real. “Queremos ouvir os pais, seus anseios e conversar, para termos mais paz e leveza em nossas casas. Queremos ajudar a combater este ciclo da violência”, afirmou a psicóloga da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Camila Grande da Silva.
O projeto é estruturado em três etapas, promovendo campanhas educativas com o objetivo de despertar nas crianças, nos pais e nas equipes das escolas municipais o combate à violência, a desconstrução do machismo e a igualdade de gênero. Na etapa com os pais, os facilitadores desenvolvem círculos restaurativos, com base em ouvir, falar e refletir juntamente com os participantes, possibilitando troca de experiências.
“Essa parceria abre as portas das escolas para que possamos trabalhar, identificar problemas e indicar para as pessoas caminhos que elas podem tomar”, explicou o facilitador do projeto, Wellington Sebrenski, acadêmico de Direito do Centro Universitário Campo Real. “Eu achei muito satisfatório, abre possibilidades para pensarmos diferente e nos colocarmos no lugar do outro” avaliou uma das mães participantes, Vanessa Boeira Peterlini.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OLHO NO FUTUROCampo Real realiza o Enem UP, aulão gratuito de preparação para o Enem 2025
Além das aulas presenciais, os inscritos terão acesso ao material completo para revisão posterior
29/10/2025 17h00 -
EM QUEDAParaná reduz em 29% número de homicídios dolosos nos primeiros nove meses de 2025
Nos primeiros nove meses de 2025, 197 das 399 cidades do Paraná não tiveram nenhuma ocorrência desse tipo de crime
29/10/2025 16h10 -
EM QUEDACom ações integradas, Paraná reduz número de feminicídios e estupros em 2025
Foram 64 ocorrências neste ano, contra 71 em 2024
29/10/2025 15h23 -
OPORTUNIDADESPolícia Civil oferta 83 vagas de estágio em Guarapuava e mais 27 municípios paranaenses; VEJA COMO SE INSCREVER!
Os candidatos inscritos terão o histórico escolar analisado
29/10/2025 14h50 -
SAÚDECirurgia de reconstrução mamária é realizada pelo SUS em 20 hospitais do Estado
Resultado da reconstrução reflete na autoestima das mulheres que tiveram que passar por mastectomia por causa do câncer
29/10/2025 14h10 -
SOLIDARIEDADEDefesa Civil manda ajuda humanitária a moradores de Goioxim afetados pelas chuvas
As enxurradas causaram estragos ainda nos municípios de Pérola, Cantagalo, Turvo e Verê
29/10/2025 13h23



