Acadêmicos de Enfermagem e Medicina da Unicentro realizam ações em alusão à campanha Outubro Rosa em Guarapuava
Ações seguem nesta quarta (29) e quinta (30)
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o Hospital Regional do Centro-Oeste, realiza neste mês de outubro uma série de ações voltadas às funcionárias do hospital, em alusão à campanha Outubro Rosa. “Essas ações são fundamentais para as mulheres atendidas, pois promovem a conscientização sobre a saúde da mulher, oferecendo acesso a orientações e exames preventivos essenciais, como o citopatológico. Isso contribui para a detecção precoce de possíveis problemas de saúde e incentiva o autocuidado”, destaca a professora Kelly Holanda Prezotto.
De acordo com a professora Kelly, até agora aproximadamente 60 mulheres já foram atendidas e a expectativa é atender cerca de 100 mulheres ao longo das ações. As atividades de consulta e coleta do preventivo foram realizadas por seis alunas do internato do curso de Enfermagem, sob supervisão da professora Vanice de Andrade da Cruz. Já as orientações individualizadas sobre saúde da mulher e autoavaliação das mamas são conduzidas por 39 acadêmicos do curso de Medicina, supervisionados pela professora Kelly Holanda Prezotto.
Emily Giroti, acadêmica do 2º ano do curso de Medicina, ressalta que a ação “É importante para estar perto da comunidade e já iniciar falando da prevenção, podendo ajudar as mulheres. Promover essa ação deixou todos os alunos muito felizes em poder ajudar outras pessoas”, disse.
A acadêmica Nayme Gabriela Afonso Lopes, do 5º ano de Enfermagem, também avalia que “Enquanto futura profissional de saúde, promover e participar de ações como a coleta de citopatológico durante o Outubro Rosa dentro do ambiente hospitalar é extremamente importante, especialmente quando voltadas para as colaboradoras”, destaca. “Muitas vezes, as profissionais de saúde estão tão focadas no cuidado dos outros que acabam negligenciando sua própria saúde. Ao trazer essa ação diretamente para o local de trabalho, facilitamos o acesso ao exame, garantindo que elas possam cuidar de si mesmas de forma prática e segura. Além disso, essas ações reforçam a cultura da prevenção dentro da instituição, mostrando que o cuidado com a saúde é uma prioridade para todos”, reflete.
“Para os acadêmicos envolvidos, a experiência é igualmente valiosa, pois permite a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula, desenvolvendo habilidades clínicas e de comunicação. Além disso, atenderam mulheres que trabalham em diversas áreas, incluindo da área da saúde, e tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do cuidado humanizado e do papel preventivo em suas futuras carreiras”, reforça a professora Kelly.
As atividades continuam nesta terça-feira (29), às 15h e, também, na quarta-feira (30), às 11h.
(Por Maíra Machado)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
PRIVATIZAÇÃOGoverno do Estado envia para Assembleia projeto de privatização da Celepar
O projeto de lei e a possibilidade de desestatização não interferem na política de dados dos paranaenses
05/11/2024 12h05 -
PRESOSPolícia Civil prende dois suspeitos de tentativa de homicídio em Guarapuava; veja o vídeo
Detidos foram encaminhados à Delegacia
05/11/2024 11h43 -
GRATUIDADEDeputados do Paraná aprovam gratuidade ou desconto para idosos no transporte intermunicipal. Saiba as regras
A adesão será por ordem de chegada
05/11/2024 11h25 -
TRADICIONALA partir desta quinta (7) tem a tradicional "Feirinha da XV", em Guarapuava
Evento oferece um espaço para que artesãos e produtores de alimentos possam comercializar seus produtos e divulgar seus trabalhos
05/11/2024 10h50 -
REFORÇOVinte e três novos servidores públicos da área da saúde são empossados na Prefeitura de Guarapuava
Os profissionais vão começar a atuar nas unidades de saúde nos próximos dias
05/11/2024 10h10 -
APERTANDO O CERCOÓrgãos federais buscam fechar cerco a comércio ilícito de tabaco
Questão é prioridade para o governo brasileiro, diz médica
05/11/2024 09h40