Adiada para 2025 implantação de novas regras para trabalho aos domingos e feriados
A medida, adiada inúmeras vezes, entraria em vigor a partir de 1º de agosto
As mudanças propostas pela Portaria nº 3.665/2023 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata do trabalho aos domingos e feriados, têm gerado múltiplas discussões e equívocos. A medida, adiada inúmeras vezes, entraria em vigor a partir de 1º de agosto e, novamente, foi adiada e deve passar a vigorar apenas a partir de 1º de janeiro de 2025.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) esclarece que a atividade laboral aos domingos e feriados nas atividades do comércio em geral é regulamentada por lei específica.
A Lei nº 10.101/2000, atualizada pela Lei nº 11.603/2007, permite o trabalho aos domingos desde que a legislação municipal não proíba o funcionamento do comércio neste dia e que o repouso semanal dos empregados coincida com o domingo ao menos uma vez no período de três semanas. Não há exigência de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o trabalho aos domingos.
O trabalho nos feriados também é permitido pelo mesmo dispositivo legal, desde que autorizado em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e observada a legislação municipal.
Portanto, segundo a hierarquia das normas jurídicas brasileiras, a eventual determinação do Ministério do Trabalho, por meio da Portaria nº 3.665/2023, de exigir a necessidade de negociação coletiva para o trabalho aos domingos no comércio geral, é ilegal, pois não existe tal previsão em lei. Uma norma inferior, como uma portaria, não pode contrariar uma lei, que é superior hierarquicamente.
Quanto à possibilidade de trabalho nos feriados no comércio em geral, já existe a necessidade de negociação coletiva, conforme estabelece o art. 6º-A da Lei n.º 10.101/2000. Desta forma, a nova portaria é inócua.
Entretanto, há entendimento de que, em relação às atividades comerciais tidas como essenciais, a negociação coletiva seria dispensável, o que é o caso do comércio varejista de produtos farmacêuticos que, por força do disposto no art. 56, da Lei n.º 5991/1973, deve ser exercida ininterruptamente, além de ser considerada atividade essencial para o atendimento da população, nos termos da Lei n.º 7783/1989 (Lei de Greve).
A Fecomércio PR recomenda que os empresários com dúvidas sobre o trabalho aos domingos e feriados examinem as Convenções Coletivas de Trabalho vinculadas às suas empresas ou consultem os Sindicatos Empresariais que os representam.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
REFORÇOPrefeito Baitala anuncia Johann Zuber como secretário executivo em Guarapuava
Anúncio ocorreu na tarde desta quinta-feira (17)
17/04/2025 18h17 -
AMOR AO PRÓXIMO Estão abertas as inscrições para novos participantes da Família Acolhedora em Guarapuava
Programa possibilita que famílias de Guarapuava, possam receber crianças e adolescentes que estejam enfrentando situação de risco nas suas casas
17/04/2025 17h00 -
DOCUMENTADOSSaiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
Registro é voluntário e gratuito
17/04/2025 16h09 -
COMEMORAÇÃORPC Guarapuava comemora 25 anos com programação especial e participação do público
E o melhor: para aparecer na telinha, basta enviar fotos, histórias e lembranças com a emissora pelo app "Você na RPC" e torcer!
17/04/2025 15h45 -
PROMOÇÃOAntecipa Bate Meta no Balaroti e ação especial de Páscoa para toda a família
Referência em materiais de construção, a loja Balaroti Guarapuava está com toda a loja abaixo do preço de custo
17/04/2025 15h23 -
MARAVILHA DA NATUREZASalto São Francisco é ótima alternativa para curtir a natureza em Guarapuava no feriadão da Páscoa
Vinte e sete Unidades de Conservação estarão abertas à visitação durante todo o feriado prolongado no Paraná
17/04/2025 14h50