Alunos do ensino fundamental realizam apresentações no encontro de Arte Folclórica

Estudantes de 16 escolas de Guarapuava subiram ao palco do Auditório Francisco Contini

15/08/2022 14H14

(Foto: Unicentro)

Estudantes de 16 escolas de Guarapuava subiram ao palco do Auditório Francisco Contini, no câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), durante o Encontro de Arte Folclórica 2022. Foram duas tardes de apresentações artísticas, que envolveram a comunidade escolar do município. Uma das turmas que acompanhou a atividade foi a da professora Avanice Krauser Kalva. “É muito importante a gente trazer eles para essa vivência, ter esse contato visual com as lendas, não só as narrativas até para desenvolver a criatividade, a imaginação deles e isso colabora muito até no ensino aprendizagem deles”, avalia.

As músicas, a contação de histórias e os jograis encantaram os pequenos. Mas o que ganhou o coração das crianças mesmo foi o teatro dos professores. Eles encenaram personagens folclóricos que interagiam em uma sala de aula. Temática que agradou a Lívia Bine, aluna do quarto ano do ensino fundamental. “Eu gostei da aula que teve antes, dos folclores”, conta a menina. O teatro e as demais apresentações promoveram, de modo lúdico, muito aprendizado. A Anahi Mendes, que está no quinto ano do ensino fundamental, foi apresentada a novos personagens do folclore brasileiro. “Ah, eu estou achando bem diferente, bem legal. Alguns eu não conhecia”.

O encontro de arte folclórica, que está em sua 35. edição, significa a retomada das atividades culturais de forma presencial na Unicentro. Com o retorno do público à universidade, e alegria e a animação também voltaram para os palcos. A Maria Luiza Lima superou a vergonha e dividiu o palco com o pai. “Eu estava com muita vergonha, mas eu consegui. Eu acho que foi legal pra eu cantar e também foi bonito”, finaliza.

Deixe seu comentário:

Veja Mais