Avaliação do plano municipal de educação começa nesta sexta (17)

Os participantes poderão apontar sugestões, ideias e ações dentro das propostas já estabelecidas

14/09/2021 10H25

(Foto: Secom/Guarapuava)

Na próxima sexta feira (17 de setembro), será aberta uma Chamada Pública para a comunidade escolar, composta por professores, educadores, representantes das ‘Instâncias Colegiadas’ (Conselho Escolar e Associações de Pais) e demais profissionais da área, para avaliar as estratégias contidas dentro do Plano Municipal de Educação (PME). Os participantes poderão apontar sugestões, ideias e ações dentro das propostas já estabelecidas.

Por lei, segundo o secretário de Educação, Pablo de Almeida, o plano deve ser reavaliado a cada 2 anos para reajustar as estratégias de acordo com a nova configuração da educação municipal. “Por isso que a Consulta Pública está sendo realizada, para que essa revisão aconteça com segurança e acessibilidade, sem a necessidade de uma audiência com um número restrito de pessoas, por causa da pandemia”, aponta.

O PME é estabelecido pela Lei Municipal (2414/2015) com um plano de metas a serem atingidas em um prazo de 10 anos (2015 a 2025), com base em metas federais para a Educação e visa uma educação de alta qualidade para o município, bem como a superação de desigualdades sociais e erradicação da discriminação. A valorização dos profissionais da educação, a formação de cidadãos e trabalhadores éticos com a promoção de promover princípios de respeito, conhecimento e de gestão democrática da educação pública, além de estabelecimento de metas de aplicação de recursos públicos em educação também estão contemplados no PME.

Para participar basta acessar o link e preencher dados de identificação e terá acesso as 20(vinte) metas e 157 (cento e cinquenta e sete) estratégias, após a consulta pública, todas as sugestões apresentadas pela população serão analisadas e sistematizadas por uma equipe formada por integrantes da Secretaria Municipal da Educação e Fórum Municipal da Educação.

 

O prazo para participação vai até o dia 30/09.

Deixe seu comentário:

Veja Mais