BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de abertura de contas falsas
Segundo Banco Central, 193,8 mil pessoas ativaram proteção

Em três dias de funcionamento, o BC Protege+ bloqueou 3.170 tentativas de abertura de contas fraudulentas. Segundo o balanço mais recente divulgado pela instituição, 193,8 mil pessoas ativaram a proteção, e as instituições financeiras fizeram 3,04 milhões de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.
Os dados foram apurados até as 17h45 dessa quarta-feira (3 de dezembro de 2025). Lançado na segunda (1º), o BC Protege+ é um serviço gratuito para reforçar a proteção de cidadãos e empresas contra fraudes na abertura de contas-corrente, poupança e contas de pagamento pré-pagas.
Ao ativar o serviço, o usuário comunica oficialmente que não deseja abrir contas nem ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros. A consulta ao sistema pelas instituições financeiras é obrigatória antes da abertura de qualquer conta.
O recurso funciona como uma camada adicional de segurança para prevenir fraudes de identidade e evitar que produtos financeiros sejam contratados em contas abertas ilegalmente em nome do cidadão ou da empresa.
COMO ATIVAR
- Acesse a área logada do Meu BC com Conta gov.br nível prata ou ouro e verificação em duas etapas habilitada;
- Localize o serviço BC Protege+ e ative a proteção;
- Colaboradores de empresas registrados no gov.br também podem ativar a proteção em nome da organização;
A escolha fica registrada no sistema e é informada automaticamente às instituições financeiras quando elas consultam os dados do cliente.
DESATIVAÇÃO
Caso o usuário deseje abrir uma conta ou ser incluído na de terceiros, é necessário acessar novamente o BC Protege+ e desativar a proteção temporariamente. O Banco Central recomenda programar uma data de reativação automática, garantindo que a segurança seja restabelecida após o procedimento.
O serviço é gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
PROTEÇÃONúcleo de Segurança do Paciente fortalece ações para garantir atendimento mais seguro na rede municipal de saúde
Iniciativa atua na prevenção de riscos, capacitação de equipes e monitoramento de incidentes em todas as unidades do município
15/01/2026 17h00 -
NO CAMPOSafra de Soja do Paraná se aproxima do recorde e reforça otimismo, aponta Deral
O cenário aparenta ser positivo para o agronegócio paranaense
15/01/2026 16h10 -
CLIMAFim de semana típico de verão: Litoral terá temperaturas acima de 30°C e chuva à tarde
Será um fim de semana perfeito para aproveitar o calor, antes da queda nas temperaturas máximas que está prevista para a próxima semana
15/01/2026 15h23 -
OLHO NO PRAZOUnicentro inicia processo de pré-matrículas dos aprovados no Vestibular e PAC para 2026
A primeira fase é a pré-matrícula, obrigatória para todos os candidatos convocados dentro do número de vagas
15/01/2026 14h50 -
SAÚDE FINANCEIRAParanaenses encerram 2025 menos endividados
Pesquisa da CNC e da Fecomércio PR mostra queda no percentual de famílias com dívidas, estabilidade da inadimplência e maior cautela financeira diante dos juros elevados
15/01/2026 14h10 -
BEM AO PRÓXIMOVidas salvas: Paraná já registra 17 doações de órgãos em janeiro que beneficiaram 46 pessoas
Foram doados fígado, rins e córneas, que atenderam 46 pacientes no Paraná e cinco de outros estados
15/01/2026 13h23



