CAPS II realiza Arraiá com muita alegria e inclusão em Guarapuava
Festa celebra cuidado em saúde mental com alegria, inclusão e integração entre pacientes, equipe e comunidade
Nessa sexta-feira (4 de julho), o Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) promoveu seu tradicional Arraiá, uma festa que celebra o cuidado em saúde mental com muita alegria e inclusão. O CAPS II atende cerca de 3.500 pessoas e realiza, diariamente, entre 200 e 300 procedimentos, reforçando sua importância para a comunidade.
Durante a festa, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, visitou o evento e parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido e pela organização. “Estou aqui no CAPS II. Parabéns a toda a equipe e a todos pela festa maravilhosa para as pessoas que necessitam em Guarapuava. Parabéns”, declarou.
A coordenadora do CAPS II, Silmara Cruz, destacou que o Arraiá vai além de uma simples celebração. “É um momento único que valoriza nosso trabalho cotidiano com os pacientes, fortalecendo vínculos e reconhecendo cada trajetória de cuidado. A festa, realizada com o apoio da comunidade, supermercados e lojistas locais, proporcionou uma tarde especial de confraternização entre os usuários do serviço, que vivenciam a liberdade com acolhimento e dignidade”, afirmou.
O secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld, destacou a importância da confraternização entre pacientes e equipe no Arraiá do CAPS II. “Esse é um momento muito importante de troca de experiências, conversa e celebração entre os pacientes e a equipe. Os pacientes estão confraternizando conosco, festejando e vivenciando algo leve e afetivo, que fortalece vínculos”, afirmou.
Para o psicólogo Jhonatan Schmeider, as atividades simples, como compartilhar a alimentação, cantar e participar de brincadeiras como o bingo, têm um grande valor terapêutico. “Essas ações promovem a socialização entre os usuários, a integração com a comunidade e mostram que o cuidado no CAPS não se restringe à consulta ou ao uso de medicamentos, mas também se concretiza no convívio e na construção coletiva do bem-estar”, completou.
A emoção também esteve presente entre os participantes. A paciente Rosália Taborda da Silva, acompanhada pelo CAPS II, expressou sua felicidade com a festa. “Todos os participantes aqui do CAPS estão muito felizes pelo Arraiá. Está muito bonito, estamos muito alegres de participar. Aqui foi onde eu encontrei apoio para o meu viver. Para quem sofre de depressão e outras dificuldades, essa ajuda é muito importante. Aqui a gente encontra paz, alegria e muita felicidade”, contou.
O Arraiá do CAPS II reforça o compromisso com a saúde mental de Guarapuava, promovendo momentos de acolhimento, socialização e esperança para os usuários e a comunidade.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRATAMENTO Prefeitura de Guarapuava oferece tratamento de saúde bucal para a população
Serviços odontológicos incluem atendimentos especializados, plantões de urgência e ações de prevenção para toda a população
16/07/2025 17h00 -
RECONHECIMENTOArtagão Júnior propõe inclusão da Jornada Educatech de Guarapuava no calendário oficial do Paraná
Proposta foi protocolada nesta quarta (16)
16/07/2025 16h46 -
CRESCIMENTO Com o Dia do Comerciante e o pagamento antecipado do 13º, comércio de Guarapuava se destaca em crescimento e tradição familiar
Data foi criada em 1953 para destacar a importância do setor para o desenvolvimento econômico do país
16/07/2025 16h30 -
QUALIDADENova internet de alta velocidade leva inclusão às escolas indígenas do Paraná
Ao todo, 18 escolas indígenas de diferentes regiões do Estado foram beneficiadas com a instalação de rede de internet Starlink em 2025
16/07/2025 16h10 -
OPORTUNIDADESPrefeitura de Ivaí abre PSS para vagas com salários de até R$ 2,7 mil
Os interessados podem realizar inscrição até 18 de julho (sexta-feira), às 16h30min
16/07/2025 15h23 -
OPORTUNIDADESUnicentro abre processo seletivo para professores colaboradores: salários chegam a R$ 10,6 mil
Ao todo, o edital oferta 42 vagas, sendo 34 nos câmpus de Guarapuava e oito no Câmpus de Irati
16/07/2025 14h50