Centro de Artes Iracema Trinco Ribeira é reinaugurado e retoma atividades com foco na valorização cultural de Guarapuava

Espaço reabre em novo endereço com programação cultural diversificada e reforça o compromisso com a valorização da arte local

05/07/2025 08H15

O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeira foi reinaugurado na noite dessa sexta-feira (4 de julho), em novo endereço: Rua Presidente Getúlio Vargas, nº 1849, no Centro de Guarapuava. O espaço, que tem como missão fortalecer a comunidade, incentivar a produção artística local e criar um ambiente de troca, aprendizado e inspiração, volta a abrir as portas com uma estrutura renovada e uma programação voltada à diversidade cultural do município.

A vice-prefeita de Guarapuava, Rosângela Virmond, ressaltou o valor simbólico do momento e o compromisso da gestão com a cultura. “A arte tem o poder de tocar a alma, de despertar emoções e de unir as pessoas. Reinaugurar este espaço é mais do que entregar um prédio renovado, é reafirmar nosso compromisso com os artistas, com os amantes da cultura e com toda a comunidade. Este é um espaço de acolhimento, feito para todos os guarapuavanos. As portas estarão sempre abertas. Viva a arte, viva a cultura e parabéns à Rossana e a toda a equipe da Secretaria de Cultura por esse belo trabalho”.

Promovida pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a cerimônia contou com grande participação da comunidade e uma programação especial, repleta de apresentações artísticas. Entre os destaques, estiveram o descerramento da placa comemorativa, a apresentação da Corporação Musical e da Orquestra com o Maestro Oriel Bezerra da Silva, que interpretou Trompete de Espanha e La Cumparsita. O Coral, sob regência do Maestro Fernando Antônio Pinto, emocionou o público com as canções Trevo (AnaVitória) e Cantar (Kirk Franklin). A noite também contou com a abertura da exposição fotográfica Vida Entrelaçada, da artista Marine Zinsly Carboni Lizing, além da apresentação do Quarteto de Cordas de Guarapuava, que trouxe um repertório inspirado em cantiga, baião e frevo, com composições de Hércules Gomes.

Durante o evento, a secretária de Cultura, Rossana Campelo, destacou a importância do Centro de Artes para a cidade. “Este espaço foi pensado para acolher exposições, oficinas de artes, recitais de música e encontros como bate-papo cultural. Tudo com o objetivo de fortalecer nossa comunidade, incentivar a produção artística local e criar um ambiente de troca, aprendizagem e inspiração”.

Um dos antigos moradores da casa que agora abriga o Centro de Artes, Leonardo Rosa, falou sobre o valor sentimental que o espaço carrega para sua família. “Meus pais compraram essa casa em 1981, quando eu tinha 13 anos. Morei aqui por muitos anos, praticamente até ontem. Depois do falecimento do meu pai, a casa passou para o meu filho, que acabou deixando comigo. Quando a mudança aconteceu, eu saí chorando. Na verdade, nem fui eu que organizei tudo, eles fizeram por mim, porque eu não queria estar perto naquele momento. Foi muito difícil. Mas hoje, vendo essa casa cheia de vida, arte e cultura, eu fico feliz. Muito feliz”.

Uma das expositoras convidadas para a noite de reinauguração, Marine Zinsly Carboni Lizing celebrou a abertura do espaço com sua mostra Vida Entrelaçada. “É uma alegria ver o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeira sendo inaugurado com a exposição Vida Entrelaçada. Por meio das asas, esse trabalho nos convida a refletir sobre a importância do respeito, do cuidado e da conexão entre as pessoas. Isso se aplica ao nosso ciclo de vida, às nossas etapas e ao cotidiano que vivemos. Gratidão por fazer parte desse momento tão especial”.

O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade, enriquecendo a vida dos cidadãos, promovendo a identidade local e fortalecendo o senso de comunidade.

Deixe seu comentário:

Veja Mais