A mudança do tempo, com a chegada de uma frente fria entre esta sexta-feira (13 de setembro), e sábado (14), a chuva retorna ao Paraná, ao menos em boa parte das regiões. Nestes dias é possível que seja registrado o fenômeno chamado de chuva preta, a exemplo do que já foi registrado no Rio Grande do Sul, onde a frente fria já provocou chuva.
O meteorologista Samuel Braun, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), explica que, após longos períodos de seca, a chuva que chega acaba ‘lavando a atmosfera’, ou seja, limpa o ar. Ela transporta todos os poluentes, todo o material particulado em direção à superfície.
“Portanto, essa combinação de frente fria, ocorrência de chuva e presença de fumaça, uma presença significativa de fumaça, pode gerar um fenômeno chamado de chuva preta ou chuva negra, que é a chuva que chega à superfície, no caso ela vai chegar com uma coloração mais escura em comparação ao normal, isso em função da grande quantidade de fumaça e fuligem presente na atmosfera”, explica.
Chuva preta pode contaminar água e alimentos
Isso poderá ocorrer por conta da presença bastante significativa de fumaça e fuligem, que tem dado a aparência de uma grande névoa no céu do estado do Paraná. “A consequência mais grave que essa chuva preta pode causar é a contaminação das águas superficiais, dos alimentos que estão ao ar livre, que acabam sofrendo essa precipitação, isso em função da quantidade de poluentes que podem ocorrer, que podem estar associados essa precipitação que ocorre entre a sexta-feira e o sábado”, alerta.
Braun afirma ainda que a probabilidade maior para a ocorrência desse fenômeno da chuva preta é para as regiões sudoeste, oeste e noroeste. “Especialmente entre a tarde e noite da sexta-feira e também entre a madrugada e manhã do sábado”, diz.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ELEIÇÕES 2024Justiça Eleitoral concede direito de resposta a Celso Góes por ataques de Denilson Baitala
Góes terá um minuto do programa de Baitala
03/10/2024 17h00 -
NO CAMPOPlantio de soja avança no Paraná e já cobre 1,3 milhão de hectares, 22% da área prevista
Analistas do Deral apontam que 78% da lavoura está em germinação e 22% em desenvolvimento vegetativo
03/10/2024 16h10 -
DESTAQUEDeputado Fabio Oliveira destaca atuação da Comissão de Ciência e Tecnologia em prol da conectividade no campo
"Onde há conectividade, há redução no custo de produção e um salto significativo na produtividade”, afirmou Fabio Oliveira
03/10/2024 15h20 -
EM ALTARegião de Guarapuava registra 4.023 contratações em agosto, segundo Caged
Em todo o Brasil foram registradas 76.633 admissões na modalidade de trabalho temporário
03/10/2024 14h50 -
OLHO NA DATAEducação divulgará resultado provisório do PSS 2024 no dia 4 de novembro
O resultado final, que sai após o prazo de questionamento, será publicado em 9 de dezembro de 2024
03/10/2024 14h20 -
DE OLHOPRF passa a usar drones para multar motoristas em rodovias federais
Tecnologia começou a ser utilizada em Minas Gerais e Santa Catarina e deverá ser expandida para outros estados
03/10/2024 13h48