Com incentivo da Prefeitura de Guarapuava, queijaria do município conquista Selo Ouro no Mundial de Queijos do Brasil

O queijo produzido na queijaria Bella Luz, que fica no Distrito da Palmeirinha, disputou entre mais de 1,8 mil produtos, no concurso com 10 países

16/04/2024 14H50

Na última semana, o queijo colonial guarapuavano produzido pela queijaria Bella Luz, que fica no distrito da Palmeirinha, conquistou o Selo Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil. O evento aconteceu de 11 a 14 de abril ,em São Paulo, e contou com uma ampla programação destinada a profissionais e consumidores finais do setor. 

Integrante do projeto Agroindústrias da Agricultura Familiar, do Programa Vida Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, o queijo colonial guarapuavano disputou entre mais de 1,8 mil produtos, no concurso com 10 países.

“Nossa gestão trabalha totalmente em prol da população do nosso município. E, projetos como este desenvolvido pela Secretaria de Agricultura são reflexo disso. Ver iniciativas que começaram em Guarapuava sendo reconhecidas nacionalmente e mundialmente, é muito gratificante. Resultados como este, demonstram o quanto nossa população é comprometida e o quanto temos pessoas talentosas e trabalhadoras em nossa cidade”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. 

Por meio do projeto de implantação de agroindústrias da agricultura familiar, desenvolvido pelo Programa Vida Rural da Secretaria de Agricultura, no mês de setembro de 2023, foi realizado a inauguração da queijaria premiada e a entrega de equipamentos via comodato. 

“O projeto de agroindústrias da Secretaria de Agricultura é um projeto que tem um compromisso e uma proposta de trabalhar junto a matéria prima existente na propriedade, agregando valor na matéria-prima, fazendo com que o agricultor tenha mais renda e mais oportunidade de negócio. No caso da produção de queijo, ele tem o objetivo de agregar valor ao leite, por exemplo, ao invés dele vender o leite R$1,50 o litro, com a mão de obra existente na sua propriedade, ele vai transformar a matéria em queijo e venderá o litro de leite em torno de R$ 4,50 o litro. Com isso, ele (produtor) passa a ter uma renda melhor e maior, além de ter a oportunidade de investir mais em sua propriedade”, sublinhou o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro.

Além disso, o projeto garante assistência técnica completa ministrada por uma equipe multiprofissional, garantindo auxílio em toda a cadeia de produção da matéria-prima até a comercialização do produto. 

“Dentro do projeto, o produtor recebe todo o acompanhamento multiprofissional composto por: nutricionistas, veterinários e técnicos. Além da disponibilização dos equipamentos. Então, isso é muito importante, pois além do reconhecimento como foi o caso da premiação, o produtor tem a oportunidade de ter melhor renda, além de se profissionalizar cada vez mais no setor de agroindústria”, complementa Itacir.

PREMIAÇÃO

O Mundial do Queijo é realizado a cada dois anos em parceria com a Guilde Internationale des Fromages, uma das maiores associações de queijeiros do mundo, presente em mais de 40 países. Já o evento é promovido pela SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais. 

Para receber a premiação, o concurso avaliou critérios como: o cuidado com a alimentação das vacas, o processo realizado dentro da queijaria para a produção dos queijos, entre outros. Os queijos também recebem notas para aparência, odor, aroma e textura. A Queijaria Bella Luz, que fica no Distrito da Palmeirinha, produz 9 tipos de queijos e no concurso disputou entre mais de 1,8 mil produtos, com 10 países e recebeu a certificação Selo Ouro na categoria queijo colonial. 

“Nós iniciamos o projeto da  Secretaria de Agricultura, em julho de 2022, onde visitamos duas queijarias no sudoeste do Paraná e recebemos todas as instruções em relação a iniciar a trabalhar no setor. Começamos a trabalhar há 7 meses apenas com a produção de queijos e este foi o primeiro concurso em que participamos”, contou Jeferson de Oliveira, produtor e um dos proprietários da Queijaria Bella Luz.

“Esperávamos pelo menos o bronze, mas veio ouro e ficamos muito impressionados com essa conquista, pois isso significa que nosso produto é de muita qualidade e nos instiga a melhorar cada vez mais nosso trabalho”, expressou a produtora e proprietária da queijaria Bella Luz,  Veridiana Gunha.

Deixe seu comentário:

Veja Mais