Comissão aprova punição maior para abuso cometido por pessoa de confiança da vítima
Projeto segue em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que aumenta em 50% a punição para crimes de abuso contra crianças e pessoas com deficiência. O agravamento vale quando o crime é cometido por quem ocupa cargo ou posição de confiança da vítima.
Com a mudança, a punição para o crime de corrupção de menores (hoje de 1 a 4 anos) pode chegar a 6 anos. Já para o estupro de vulnerável, que atualmente tem pena de 8 a 15 anos, a sentença máxima pode subir para 22 anos e 6 meses.
A proposta também obriga instituições de transporte, educação, saúde e assistência social a criarem canais de denúncia e mecanismos de fiscalização sobre seus profissionais. Caso não ofereçam esses meios, as instituições podem responder a processos administrativos e civis.
Por recomendação da relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), o colegiado aprovou a versão adotada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ao Projeto de Lei 4638/24, com emenda.
Segundo a parlamentar, o agravamento da pena transmite uma mensagem clara de intolerância. "É necessário dar uma resposta proporcional à gravidade desses atos praticados por quem deveria proteger", afirmou a relatora.
Uma das principais mudanças foi a troca do termo "deficiência mental" por "pessoa com deficiência". Já a subemenda aprovada pela comissão deixa claro no texto que a regra deve ser cumprida pelos serviços públicos e privados essenciais.
PRÓXIMOS PASSOS
A proposta ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, o texto segue para votação no Plenário. Para virar lei, precisa ser aprovada por deputados e senadores.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
EM OBRASTRANSFORMAÇÃO NA SAÚDE! Obras da nova Upinha têm início em Guarapuava
Com investimento superior a R$ 7 milhões, novo Pronto Atendimento Infantil já está em execução e promete transformar o atendimento às crianças do município
04/05/2026 17h00 -
PREVENÇÃOBlitz educativa marca início das ações do Maio Amarelo em Guarapuava
Ação mobilizou forças de segurança para conscientizar condutores sobre a importância de atitudes seguras no trânsito
04/05/2026 16h26 -
EXPANSÃOPrograma Aurora chega a Guarapuava com presença da Unicentro em condomínio para idosos
A Universidade atende os residentes do Condomínio Viver Mais Paraná com atividades multidisciplinares que promovem a qualidade de vida
04/05/2026 15h23 -
DESCARTE CORRETOEcoponto de Guarapuava garante descarte correto de resíduos e oferece alternativa gratuita para a população
Ação facilita o descarte consciente de resíduos e contribui para uma cidade mais limpa e sustentável
04/05/2026 14h50 -
FRIO CHEGANDODe olho no campo: Simepar e IDR-Paraná iniciam o Alerta Geada
Serviço está no ar a partir desta segunda (4)
04/05/2026 14h10 -
TRAMITANDOComissão aprova obrigatoriedade de plano de 10 anos para assistência social
O projeto aprovado segue para o Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara
04/05/2026 13h23



