Em Guarapuava, escolinha de handebol proporciona integração diversão e saúde física e mental

Esporte é animação da garotada em Entre Rios

16/05/2022 15H51

Após dois anos de paralisação devido à pandemia por COVID-19, as escolinhas de diversas modalidades do esporte voltaram com tudo em Guarapuava. E, com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, crianças que antes estavam sem praticar quase nenhum exercício físico, agora têm oportunidade de praticar cada vez mais esportes e se divertir. Em Entre Rios, por exemplo, a escolinha de handebol, está animando a garotada,e conta com aproximadamente 35 alunos participantes, entre meninos e meninas.

O handebol é um esporte muito praticado, nele os jogadores precisam marcar o gol com as mãos e, somente o goleiro pode usar os pés para tocar na bola. O movimento da bola com as mãos é feito por meio de passes, até chegar à área do gol adversário, sendo permitidos somente três passos com a bola em mãos, depois, o jogador tem que passá-la ou arremessá-la. O goleiro também pode atuar como qualquer outro jogador, porém não pode sair da sua área para conduzir a bola.

Cada equipe é formada por sete jogadores. A partida é composta de dois tempos de trinta minutos. Essa modalidade proporciona condicionamento físico, muscular e cardiovascular, sendo indicado para pessoas de todas as idades, principalmente para as crianças que estão em seu pleno desenvolvimento. De acordo com a professora, Kamila Correia, o retorno dos treinos foi muito desejado pelas crianças que compõem as equipes, pois nesse período, muitos deles ficaram ociosos ou sem participar de nenhuma atividade física. 

“As escolinhas são muito importantes na questão do desenvolvimento mental e físico das crianças, também para a coordenação motora e na comunicação. Às vezes, elas permanecendo somente em casa, acabam ficando sem fazer nenhuma atividade física ou um exercício. Com isso, utilizam mais o celular e computadores. Então, com as oportunidades que a prefeitura e Secretaria de Esportes e Recreação proporcionam, cada uma delas ganha muito com isso, pois o esporte só vem para agregar no que há de melhor na vida de todos”, destaca a professora, Kamila Correa.

Para os alunos, é uma alegria poder participar dos esportes oferecidos pela Secretaria de Esporte e Recreação, não apenas por praticá-lo, mas também pela possibilidade de fazer novos amigos. É o caso da Ludmila Vitória, que além de participar fez novas amizades. “O esporte traz muita alegria para minha vida, além de muitas pessoas legais e, ele me ajuda no desenvolvimento, pois assim eu fico com a minha saúde em dia”, enfatiza a menina sorrindo. 

Outros participantes se mostraram empolgados com o handebol. O Simon, por exemplo, vê na atividade uma alternativa para somar na saúde mental. “O handebol é bom porque além de ajudar a manter o físico, ele me ajuda na questão mental, pois estar aqui é uma terapia”. Da mesma ideia, compartilha Larissa Lima, que além do handebol, participa da corrida e do vôlei. “Praticar esportes é sinônimo de alegria e bem estar, pois é algo extremamente saudável, além disso, muitos atletas profissionais começam dessa forma, em escolinhas. Além de estar evoluindo o meu físico, evolui a minha mentalidade, e eu já consigo notar as mudanças. Por isso, eu acho que é divertido praticar esportes. Futuramente vai me ajudar bastante”. 

O secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, pontua que a importância das escolinhas é justamente a integração e alegria em poder participar. “A intenção é, primeiramente, levar para cada criança e adolecente a alegria. Não é uma ideia competitiva, mas sim de proporcionar a eles toda essa inclusão, diversão, e a partir disso, se for o caso, fazer com que aqueles que têm um talento nato para isso, se tornem das escolinhas superiores, a formação da base, mas antes de tudo a ideia é levar a eles a integração e diversão”, finaliza. 

Deixe seu comentário:

Veja Mais