Famílias paranaenses estão mais endividadas, mas menos inadimplentes

O endividamento dos paranaenses subiu pelo segundo mês consecutivo em maio

08/06/2023 16H19

O endividamento dos paranaenses subiu pelo segundo mês consecutivo em maio. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), 94,1% da população do estado estava endividada no mês. Em abril, o índice era de 93,8%, enquanto em março os dados tinham fechado em 92,5%. As informações são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Fecomércio-PR. Por outro lado, a inadimplência - índice de famílias com contas atrasadas, diminuiu.

MAIS RICOS ESTÃO MAIS ENDIVIDADOS

O endividamento tem crescido sobretudo entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos. No grupo, 95,8% tinham algum tipo de dívida em maio. Já as famílias com renda até dez salários mínimos mantiveram-se nos 93,7% de endividadas.

Mesmo com a elevação do endividamento, a inadimplência apresentou melhora em relação a abril, passando de 22,2% para 19,3% de famílias com contas atrasadas. Já a parcela de endividados que afirmam não ter condições de pagar suas contas baixou de 7% em abril para 5,7% em maio.

TIPO DE DÍVIDA

Segundo o coordenador de Pesquisa de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o cartão de crédito é, ainda, o principal responsável pelo endividamento das famílias paranaenses. “É a modalidade mais representativa entre as quais as dívidas são contraídas, apesar de possuir os juros mais elevados”, pontua. Na sequência, mas com um percentual bem menor, vem o financiamento imobiliário com 8,3% e o financiamento de automóveis com 7,5%.

Deixe seu comentário:

Veja Mais