Guarapuava encerra Semana do Meio Ambiente com sucesso na coleta de resíduos eletroeletrônicos

Moradores aproveitaram oportunidade para descartar eletroeletrônicos sem uso de forma consciente

10/06/2024 14H50

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), encerrou, no último sábado (8 de junho), a coleta de resíduos eletroeletrônicos na Praça Cleve. A ação, que fez parte da XI Semana do Meio Ambiente, teve como objetivo reunir esses materiais e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana se não forem tratados adequadamente.

“A Semana do Meio Ambiente nos convida a refletir sobre o impacto de nossas ações no planeta. O descarte correto de lixo eletrônico, como celulares e computadores, é um passo crucial para proteger o meio ambiente e a saúde da população, já que esses equipamentos contêm substâncias tóxicas que podem contaminar solo e água”, afirmou Vinícius Kaminski Milazzo, secretário de Meio Ambiente de Guarapuava.

Durante os dias de coleta, a população teve a oportunidade de se desfazer de equipamentos como computadores, celulares, televisores, impressoras e outros eletrônicos. Após a coleta, a SEMAG recolheu os materiais para o devido tratamento e reciclagem.

A ação contou com o apoio da SUC Ambiental, que será responsável pela destinação correta dos materiais e apresentará um certificado com a quantidade total de resíduos arrecadados durante a Semana do Meio Ambiente.

Até sexta-feira, haviam sido recolhidos 2.650 kg de material eletroeletrônico. Os dados totalizados ainda serão divulgados durante a semana, mas a expectativa é que o número se aproxime de três toneladas.

“Os eletroeletrônicos contêm componentes e substâncias que podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente se descartados de forma inadequada. Metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio, bem como outros materiais tóxicos, podem contaminar o solo e a água. A coleta adequada e o descarte correto desses resíduos evitam a poluição ambiental e protegem os recursos naturais. A isto soma-se a conscientização e a educação ambiental uma vez que essas iniciativas educam a comunidade sobre os impactos ambientais e incentivam práticas sustentáveis no dia a dia. Além de incentivo à economia circular e cumprimento no que se refere a legislação ambiental. Em suma, a campanha de arrecadação de eletroeletrônicos em Guarapuava é uma iniciativa de grande valor, pois não apenas protege o meio ambiente e a saúde pública, mas também promove a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável”, reforça a chefe da Divisão de Práticas Ambientais da SEMAG, Anna Karolina Kowalski.

Marilei Biegai, de 57 anos, moradora local, aproveitou a ação para descartar diversos eletrônicos antigos que estavam acumulados em sua casa. “Por ser a semana do meio ambiente, eu vi um informe nas redes sociais e procurei o post sobre a coleta. Eu tinha um monte de coisas que a gente sabe que não pode descartar no lixo comum por causa dos metais pesados”, contou.

Marilei elogiou a iniciativa da Prefeitura e destacou a importância de ações como esta no dia a dia da população. “Não sabia de locais para descartar antes, e agora com a Semana do Meio Ambiente eu fiquei sabendo. É muito importante e não dá para descartar no lixo comum. Tem que ser assim mesmo”, reiterou.

Para saber mais sobre o descarte correto destes e de outros materiais, entre em contato com a SEMAG pelo telefone (42) 3142-1800.

Deixe seu comentário:

Veja Mais