O teu filho sabe que precisa ser respeitado?

* Por Emanuele Marcondes

20/07/2022 14H48

Houve um tempo em que as crianças só precisavam respeitar, mas não eram respeitadas. É aquele pensamento que o adulto é tudo e a criança é nada, e espero que vocês se sintam tão incomodados quanto eu com esse tipo de expressão. Até aqui, fomos criados tendo que sair das conversas dos adultos, ouvir que não é idade pra entender tal coisa, que nós enquanto criança não tinha que escolher nada, entre outras crenças passadas de geração em geração, analisando essas mesmas situações, devemos acreditar que as crianças não devem ser expulsas das rodas de conversas, e sim nós adultos perante crianças falar assuntos que elas possam participar. Não dizermos que a criança não tem idade para entender, mas sim analisar se nós que não fugimos de ensinar, e é na hora que a criança se depara com tal situação que deve aprender sobre. Criança não pode escolher nada? Imaginem a tristeza que é fazer parte de um espaço e não ter voz? Criança tem direito de escolher e dar palpite sim! Essas reflexões devem estar sempre em nossas compreensões, como fomos ensinados e como nós vamos ensinar. Apenas essa nossa mudança coletiva fará com que as crianças aprendam realmente respeitar, pois apenas se elas forem respeitadas primeiro, conseguirão se manifestar então em suas atitudes. Por isso não tenham medo de respeitar as crianças,não perderemos autoridade, conquistamos admiração, e quando uma criança admira um adulto, ela então é uma sementinha sendo regada saudável.

Então até aqui vimos que precisamos respeitar as crianças, agora a pergunta é, seu filho sabe que todos os adultos devem respeitá-lo? Porque é exatamente essa consciência que fará essa criança ser mais ativa dentro da sociedade e se comunicar melhor, e evitar tantas coisas que seriam incabíveis citar aqui, mas qualquer tipo de abuso é uma delas. 

Agora vou contar o motivo dessa reflexão, outro dia eu estava um diálogo intenso com uma aluna sobre dividir, ela estava resistente em dividir comigo uma folha para eu pintar, então eu expliquei que era muito importante a divisão pois eu iria ficar sem, ela me explicando o quanto não queria dividir, disse a seguinte a frase: “ você não está me respeitando.”

Fiquei paralisada pois, por um lado estava feliz com o posicionamento dela, quando que eu enquanto criança falei isso para um adulto? Eles eram os maiorais e eu só tinha que aceitar. Por outro lado eu tinha essa situação para ensinar quando é falta de respeito ou não, então disse que não estava agindo com falta de respeito apenas pedindo para que dividisse comigo, pois na vida precisamos dar um pouquinho de nós, e ganhamos um pouco do outro, e que ela poderia não dividir comigo, mas então eu não poderia brincar com ela,pois não teria material. Foi nesse momento que ela compreendeu tudo, dividiu a folha e percebeu que não estava sendo desrespeitada por isso.

Que alegria ver crianças se posicionando e vendo que estamos cada dia mais diante de uma nova realidade. Você e sua família fazem parte dela?

Amigos o convite de hoje é: respeitem seus pequenos, e os ensinem que merecem ser respeitados, isso afeta em tantos campos. E saibam que a hora é sempre agora, nunca deixe um aprendizado para depois, cada situação, diálogo e acontecimento é uma oportunidade de ensinar, e também de aprender.

Por uma sociedade com muito mais respeito pois, é a partir da ausência dele que nascem as ofensas,assédios e qualquer outro tipo de ataque moral.

Emanuele Marcondes

Me chamo Emanuele Marcondes e tenho 26 anos, sou apaixonada pela vida e pela oportunidade de sermos alguém melhor. Sempre fui uma grande leitora, gostava de ler revistas, livros e etc. O amor pela leitura me tornou uma pessoa sensível com as palavra

Deixe seu comentário:

Veja Mais