Polícia Civil celebra 9 anos do Grupamento de Operações Aéreas com 3.800 missões
O GOA tem como atribuição ampliar a mobilidade das equipes operacionais, possibilitando atuação integrada em operações complexas
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemorou nove anos de criação do seu Grupamento de Operações Aéreas (GOA) nessa sexta-feira (4 de julho). A unidade realiza voos de policiamento de repressão qualificada e atua em apoio às unidades da PCPR em todo o Estado. Desde a sua criação, em 4 de julho de 2016, o GOA contabiliza 3.836 missões e 5.454,28 horas voadas. Somente neste ano, entre 1º de janeiro e 30 de junho, foram realizadas 240 operações e registradas 264 horas de voo.
O GOA opera de forma ininterrupta e presta suporte a diversas frentes da polícia judiciária, atuando no cumprimento de mandados de prisão e busca, transporte de equipes táticas e apoio em ocorrências de unidades da PCPR em diferentes regiões do Estado. Também colabora com outras instituições, como a Casa Militar — no transporte de órgãos para transplante, além da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Polícia Federal (PF).
“O Grupamento de Operações Aéreas é um recurso estratégico que permite à Polícia Civil atuar com agilidade em ações como o cumprimento de mandados, perseguições e outras operações. A mobilidade proporcionada pelas aeronaves garante resposta rápida em qualquer região do Estado e fortalece a capacidade de ação das unidades da PCPR”, afirma o delegado-chefe do GOA, Renato Coelho.
O GOA tem como atribuição ampliar a mobilidade das equipes operacionais, possibilitando atuação integrada em operações complexas. A estrutura também permite o deslocamento rápido de efetivo, favorecendo a pronta resposta da PCPR em situações de urgência.
Em março deste ano, o GOA participou de um treinamento voltado à ambientação de cães farejadores com as aeronaves da corporação. A instrução envolveu cinco policiais civis e dez cães do Núcleo de Operações com Cães (NOC), com o objetivo de estabelecer um procedimento operacional padrão para o transporte aéreo dos animais em ações emergenciais.
“A integração das equipes visa reduzir o tempo de resposta em operações que demandem a atuação dos cães em todo o estado”, completa.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRATAMENTO Prefeitura de Guarapuava oferece tratamento de saúde bucal para a população
Serviços odontológicos incluem atendimentos especializados, plantões de urgência e ações de prevenção para toda a população
16/07/2025 17h00 -
RECONHECIMENTOArtagão Júnior propõe inclusão da Jornada Educatech de Guarapuava no calendário oficial do Paraná
Proposta foi protocolada nesta quarta (16)
16/07/2025 16h46 -
CRESCIMENTO Com o Dia do Comerciante e o pagamento antecipado do 13º, comércio de Guarapuava se destaca em crescimento e tradição familiar
Data foi criada em 1953 para destacar a importância do setor para o desenvolvimento econômico do país
16/07/2025 16h30 -
QUALIDADENova internet de alta velocidade leva inclusão às escolas indígenas do Paraná
Ao todo, 18 escolas indígenas de diferentes regiões do Estado foram beneficiadas com a instalação de rede de internet Starlink em 2025
16/07/2025 16h10 -
OPORTUNIDADESPrefeitura de Ivaí abre PSS para vagas com salários de até R$ 2,7 mil
Os interessados podem realizar inscrição até 18 de julho (sexta-feira), às 16h30min
16/07/2025 15h23 -
OPORTUNIDADESUnicentro abre processo seletivo para professores colaboradores: salários chegam a R$ 10,6 mil
Ao todo, o edital oferta 42 vagas, sendo 34 nos câmpus de Guarapuava e oito no Câmpus de Irati
16/07/2025 14h50