Projeto garante aos pais o direito de pedir a internação de jovens dependentes de drogas
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado

O Projeto de Lei 1822/24, do deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), garante aos pais ou responsáveis o direito de solicitar a internação de adolescentes dependentes de drogas que estejam em situação de vulnerabilidade social ou sob ameaça de traficantes e facções criminosas.
A adesão e a permanência desse adolescente serão voluntárias e formalizadas por escrito. O objetivo é permitir o tratamento da dependência química em entidades especializadas credenciadas pelo poder público.
A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Pelo texto, os jovens poderão ser encaminhados para instituições reconhecidas pelo poder público que comprovem ter em seus quadros profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) como psicólogos, assistentes sociais, e, se possível, psiquiatra.
ETAPA TRANSITÓRIA
O projeto determina que o acolhimento seja uma etapa transitória, voltada à recuperação e à reinserção social do adolescente. As instituições deverão oferecer estrutura adequada, incluindo alimentação, atividades educativas, esportivas e culturais, além de cursos básicos de formação profissional. A medida também busca incentivar a retomada dos estudos durante o período de tratamento.
O texto prevê que adolescentes com comprometimentos biológicos ou psicológicos graves, que necessitem de atendimento médico-hospitalar contínuo ou emergencial, sejam encaminhados à rede de saúde apropriada.
A proposta também estabelece que o acolhimento deve ocorrer preferencialmente em ambiente com características residenciais e familiares, de modo a fortalecer os vínculos entre o jovem e sua família durante o processo terapêutico. O isolamento físico do menor dependente de álcool ou outras drogas fica proibido, exceto por decisão judicial.
Na justificativa, o autor afirma que o projeto busca enfrentar o aumento do consumo de drogas entre jovens em situação de vulnerabilidade social e reduzir o risco de que adolescentes sejam recrutados por organizações criminosas.
"O projeto de lei é necessário para regulamentar no Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) o acolhimento de adolescentes com problemas decorrentes do uso, abuso ou dependência do álcool e outras drogas em entidades que tratem desta doença", defende o parlamentar.
PRÓXIMOS PASSOS
O projeto tramita em regime de urgência e pode ser votado diretamente pelo Plenário
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
EM OBRASDuplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha chega a 22,79% de execução
Trecho de 27 km da rodovia está recebendo nova pista e restauração da pista antiga, ambos em pavimento de concreto, além de construção de nova ponte sobre o Rio Turvo
07/03/2026 17h00 -
NA SAÚDEMulheres que cuidam: presença feminina é 68,10% dos colaboradores na saúde do Paraná
Historicamente ocupada por homens, a função de condutora tem registrado um crescimento da presença feminina nos últimos anos
07/03/2026 16h10 -
PAGAR A CONTAComissão aprova ressarcimento para produtor rural por perdas decorrentes da falta de luz
Projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara
07/03/2026 15h23 -
NA FÉ!Dom Amilton vai conduzir a Via Sacra pelo Caminho de Belém no dia 28 de março
A Via Sacra no Caminho de Belém já se tornou um momento marcante da vivência quaresmal na Diocese de Guarapuava
07/03/2026 14h50 -
RESPEITONo Mês das Mulheres, Itaipu reafirma compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento feminino
Iniciativas abrangem enfrentamento à violência, inclusão social, formação profissional e equidade de oportunidade
07/03/2026 14h10 -
SEGURANÇAParaná tem redução de quase 40% nos feminicídios no início de 2026
Outro crime que também registrou redução foi o de estupros, que teve queda de mais de 21%
07/03/2026 13h23



