Rio Bonito do Iguaçu: um mês de dor, união e solidariedade
Por Beto Preto, secretário de Estado da Saúde

* Por Beto Preto, secretário de Estado da Saúde
Há exatamente um mês, Rio Bonito do Iguaçu viveu um dos dias mais duros da sua história.
Um tornado F4, evento raro até mesmo a níveis continentais, mudou rotinas, destruiu casas e colocou vidas em risco numa questão de minutos.
Hoje, quando olho para trás, penso menos na força do vento e mais na força das pessoas.
Foram mais de 400 profissionais de saúde que se levantaram imediatamente: socorristas do Samu, médicos, enfermeiros, técnicos, plantonistas e trabalhadores de hospitais de toda a região Centro-Sul do Paraná. Gente que não pensou em horário, cansaço ou distância. Pensou apenas em salvar vidas.
A resposta foi rápida, coordenada e humana.
Foram 36 ambulâncias, 6 aeronaves e um trabalho intenso que se estendeu por dias e semanas. Mais de 400 pessoas receberam atendimento de saúde. No auge da tragédia, mais de 30 pacientes estavam internados ao mesmo tempo e, com cuidado e dedicação, esse número foi diminuindo.
Hoje, seguimos torcendo e acompanhando de perto a recuperação de dois moradores que ainda estão internados. Cada melhora importa. Cada vida importa.
Também não posso esquecer das famílias que perderam tudo. As últimas que estavam em abrigo já estão acolhidas em hotel no próprio município. Ainda há muito a reconstruir — nas casas e nos corações.
Um mês depois, fica a dor, mas também fica a certeza: o Paraná respondeu, o SUS respondeu, e a união fez a diferença.
Meu reconhecimento, mais uma vez, ao governador Ratinho Junior, que não mediu esforços para reparar os danos e cuidar das vidas das pessoas. Minha gratidão profunda a cada profissional que esteve lá. Vocês não apenas atenderam uma tragédia. Vocês devolveram esperança.
Rio Bonito do Iguaçu não está, e nunca esteve, sozinho.
OPINIÃO
Veja Mais
-
FÉ!Corpus Christi 2026: falta menos de um mês para uma das maiores manifestações públicas da fé católica
A programação será realizada, como nos últimos anos, no Parque de Exposições Lacerda Werneck
05/05/2026 10h10 -
OLHO NA DATA!IR 2026: chance maior de inclusão no primeiro lote termina domingo
Envio antecipado aumenta possibilidade de restituição ainda em maio (10)
05/05/2026 09h50 -
REFORÇOCom 1,2 milhão de doses aplicadas, Paraná reforça chamada para vacinação contra gripe
Vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde para os grupos prioritários
05/05/2026 09h10 -
OPORTUNIDADESExpansão de rede farmacêutica abre oportunidades para empresários em Guarapuava
Modelo de licenciamento permite atuar no setor com suporte estruturado e marca consolidada
05/05/2026 08h50 -
REFORÇO73 novos policiais civis tomam posse e reforçam o efetivo da PCPR
Eles foram aprovados no concurso público realizado em 2021 e convocados em abril deste ano.
05/05/2026 08h10 -
OLHO NAS DATASPolícia Civil do Paraná abre inscrições para o X Curso de Operações Táticas Especiais: CONFIRA O EDITAL!
Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 4 de maio e 30 de junho
05/05/2026 07h38



