Rio Grande do Sul faz campanha por doação de livros e material escolar
Meta é montar 100 mil kits para ajudar estudantes na volta às aulas
O governo do Rio Grande do Sul iniciou, nessa segunda-feira (10 de junho), a campanha Mochila Cheia, para pedir a doação de livros e material escolar a crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes do fim de abril e parte do mês de maio.
A meta da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é arrecadar o suficiente para montar cerca de 100 mil kits escolares completos que possibilitem que os estudantes voltem às aulas em boas condições.
Entre os itens sugeridos para doação estão mochilas, cadernos, conjuntos de lápis de cor e canetas hidrocor, apontadores, giz de cera, caneta (azul, preta ou vermelha), estojos, lápis preto e lapiseiras, caixas de grafite, borrachas, calculadoras, réguas e squeezes (garrafas para transportar líquidos).
A direção-geral da Seduc fará a seleção e a organização dos donativos para compor cada kit, de acordo com idade e série escolar do beneficiário.
LIVROS DA LITERATURA
A secretaria estima que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes nos municípios gaúchos. Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar, aproximadamente, cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados.
Por isso, a campanha estadual Mochila Cheia também aceitará livros de literatura infantojuvenil. A lista completa dos livros está disponível no site da Seduc.
O primeiro ponto de coleta da campanha Mochila Cheia está localizado em Porto Alegre, na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135, bairro Bela Vista). O espaço funciona das 10h às 16h.
No interior, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que definirá os locais onde os itens estão sendo recebidos.
SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO
O Rio Grande do Sul conta com 2.338 escolas públicas estaduais, com mais de 741,8 mil estudantes matriculados em 2024.
De acordo com boletim do governo estadual que atualiza diariamente o panorama de escolas, 94,2% do total de unidades de ensino estaduais já retomaram as atividades, com 92,8%, ou 688.387 estudantes, de volta às salas de aula.
Porém, 1.086 escolas estaduais foram impactadas pelas fortes chuvas em 255 municípios gaúchos. Essas unidades foram danificadas, têm problemas de acesso ou estão servindo de abrigo emergencial a famílias que foram forçados a deixar as próprias casas por causa dos temporais.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
A PROCURAFunerária está procurando familiares de guarapuavano que está há 2 meses no IML de Cuiabá (MT)
O corpo deve ser transladado para Guarapuava
16/02/2025 17h00 -
TRAMITANDOProjeto proíbe a apreensão de veículos para forçar proprietários a quitarem dívidas
A Câmara dos Deputados está discutindo o assunto
16/02/2025 15h32 -
NA SORTEApostas em Guarapuava “beliscam” Mega-sena sorteada na noite desse sábado (15)
Prêmio principal não teve acertador e acumulou em R$ 90 milhões
16/02/2025 14h50 -
AGITACP Games Agita o SBC Summit Rio com Identidade Visual Tropical e Novos Jogos
A intenção agora é aumentar a quantidade de pessoas transitando pelo Riocentro entre os dias 25, 26 e 27 de fevereiro
16/02/2025 14h45 -
OLHO NA DATAGaranta o seu ingresso para o maior evento de iGaming no Brasil
Evento contará com a presença de líderes executivos e influentes do setor
16/02/2025 14h40 -
LUTOMais um homem morre afogado no Parque do Lago neste domingo (16) em Guarapuava
Corpo está sendo recolhido ao IML de Guarapuava
16/02/2025 13h00