Secretaria de Agricultura de Guarapuava realiza entrega de matrizes poedeiras para pequeno produtor do distrito do Guará

400 aves foram entregues para um morador da comunidade 13 de Novembro

30/05/2023 07H36

Com o objetivo de fomentar a diversificação das atividades e o incremento de renda nas pequenas propriedades rurais do município, nessa segunda feira (29 de maio), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega de 400 pintainhos de galinhas poedeiras para um pequeno produtor do Distrito do Guará. 

A ação integra o Projeto de Produção de Ovos Caipira, que é executado no município desde 2014. A entrega foi realizada para o produtor Roberson Paluski Silva, morador da Comunidade 13 de Novembro, no Distrito do Guará.

O secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, destaca a importância em desenvolver esta ação com o objetivo de auxiliar o pequeno produtor. “Este projeto que é desenvolvido pelo município é de extrema importância, pois auxilia e valoriza o pequeno produtor e ainda garante um alimento de qualidade, seguro e que será destinado para diversos projetos dentro da cidade”, destacou Itacir. 

Já para o produtor Roberson Paluski Silva, a ação é uma ótima oportunidade de complementar sua renda. “Até agora, nós trabalhávamos apenas com a lavoura em nossa propriedade. Mas a partir de agora, com esse apoio que estamos recebendo da Secretaria de Agricultura, investindo na produção de ovos, é muito importante e será, com certeza, uma grande oportunidade para complementar nossa renda. Ainda mais nesta época de alta procura e valorização do produto no mercado. Por isso, estamos bem empolgados”, comemorou o produtor. 

Entre quatro e seis, as matrizes começam a produzir ovos que serão destinados a projetos como Merenda Escolar Municipal e Estadual, Feira Solidária, Feira do Produtor e ‘Compre do Produtor’, bem como abastecer o Mercado Interno com um produto altamente diferenciado. Além disso, o próprio agricultor realiza a produção da ração para os animais direto em sua propriedade, valorizando ainda mais a produção e reduzindo o custo de produtividade. 

O veterinário Carlos Eduardo Valendof, um dos responsáveis pelo projeto, destacou que há um cuidado diferenciado desde a construção do aviário e dos cercados no entorno, passando pelo manejo dos animais, visando sempre a melhor maneira de aproveitar o espaço e a alimentação distribuída para as poedeiras. “É preciso ter muito cuidado desde a construção do aviário, até o manejo correto dos animais. Porém, é importante ressaltar que foram alteradas algumas regras de manejo por meio da Portaria Nº 242, de 14 de outubro de 2022 instituída pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADEPAR). Por conta da gripe aviária, visando a biosseguridade, a fim de reduzir os riscos de introdução de determinados agentes patogênicos infecciosos no sistema, não é mais permitido que as galinhas fiquem soltas por tempo indeterminado. Por isso, elas precisam ter acesso aos piquetes”, explica. 

Atualmente, cinco famílias são assistidas pelo Projeto no município e todas conseguem alcançar uma renda mensal de R$ 2.500,00 com a produção de ovos.

Deixe seu comentário:

Veja Mais