Seguem abertas inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas
O processo é gratuito e oferta 6 vagas em cada uma das Instituições Estaduais de Ensino Superior e 10 vagas na UFPR
Seguem abertas até o dia 8 de agosto as inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas 2025. O processo é gratuito e oferta seis vagas em cada uma das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e 10 vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições deverão ser efetivadas pelo site vestibular.uem.br/indigena. Também é possível se inscrever por correspondência, conforme o edital.
Podem participar deste processo seletivo pessoas pertencentes às comunidades indígenas localizadas no Paraná, no caso das universidades estaduais, e pertencentes a etnias indígenas e residentes no Brasil, para os cursos de graduação da UFPR. É necessário ter Ensino Médio completo, conforme descrito no Manual do Candidato, pois a prova terá questões com a predominância da verificação da capacidade de argumentação, de raciocínio e de pensamento crítico.
O vestibular será realizado em duas etapas, uma será a Prova Oral, e a outra a Prova de Conhecimentos Gerais, composta por uma redação e 40 questões objetivas, com cinco questões de cada matérias: Língua Portuguesa – Interpretação de Textos, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.
A primeira data do vestibular é no dia 14 de setembro, nos períodos da manhã e da tarde (Prova Oral), e a segunda no dia 15 de setembro, no período da tarde (Prova de Conhecimentos Gerais e Redação), com aplicação no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) de Manoel Ribas, campus da UENP em Cornélio Procópio, campus da UTFPR em Santa Helena, Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras em Nova Laranjeiras, Colégio Estadual Indígena KoKoj TyHan Já em Mangueirinha, Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag em Tamarana, Escola Estadual Indígena Cacique Crispin Gỹ Mũ em Ortigueira e campus da UFPR em Curitiba.
Neste ano o Vestibular dos Povos Indígenas está sendo organizado e executado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) em parceria com a Comissão Universidade para os Povos Indígenas (Cuia).
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRATAMENTO Prefeitura de Guarapuava oferece tratamento de saúde bucal para a população
Serviços odontológicos incluem atendimentos especializados, plantões de urgência e ações de prevenção para toda a população
16/07/2025 17h00 -
RECONHECIMENTOArtagão Júnior propõe inclusão da Jornada Educatech de Guarapuava no calendário oficial do Paraná
Proposta foi protocolada nesta quarta (16)
16/07/2025 16h46 -
CRESCIMENTO Com o Dia do Comerciante e o pagamento antecipado do 13º, comércio de Guarapuava se destaca em crescimento e tradição familiar
Data foi criada em 1953 para destacar a importância do setor para o desenvolvimento econômico do país
16/07/2025 16h30 -
QUALIDADENova internet de alta velocidade leva inclusão às escolas indígenas do Paraná
Ao todo, 18 escolas indígenas de diferentes regiões do Estado foram beneficiadas com a instalação de rede de internet Starlink em 2025
16/07/2025 16h10 -
OPORTUNIDADESPrefeitura de Ivaí abre PSS para vagas com salários de até R$ 2,7 mil
Os interessados podem realizar inscrição até 18 de julho (sexta-feira), às 16h30min
16/07/2025 15h23 -
OPORTUNIDADESUnicentro abre processo seletivo para professores colaboradores: salários chegam a R$ 10,6 mil
Ao todo, o edital oferta 42 vagas, sendo 34 nos câmpus de Guarapuava e oito no Câmpus de Irati
16/07/2025 14h50