Tecnologia e Assistência Técnica Impulsionam Produção de Morangos em Guarapuava

Produtores adotam tecnologia avançada para aumentar produtividade e qualidade dos morangos

01/06/2023 08H14

A produção rural em Guarapuava tem se destacado graças ao uso de tecnologia avançada e ao suporte da assistência técnica oferecida pela Secretaria de Agricultura. A história de Cleusi Kohler, proprietária de uma chácara na região do Guabiroba, evidencia os benefícios dessas inovações para os produtores rurais locais. Os morangos que ela cultiva recebem uma tecnologia inovadora de sistemas de automação rural.

“A assistência técnica é fundamental, pois ela fomenta a profissão. Quando as pessoas estão procurando alguma alternativa de renda, alguma forma de se manter no campo, nós apresentamos que não é só morango, mas sim, todas as pequenas frutas ali, que englobam a amora, mirtilo, framboesa. Mas o carro-chefe tem sido o morango, que é o produto mais rentável”, ressalta Itacir Vezzaro, secretário de Agricultura de Guarapuava.

Acompanhando de perto a produção rural (em especial a produção de morangos) nos últimos cinco anos, Emmanuel Delle Sens, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, destaca a importância dessa assistência para os produtores. “Verificamos se a pessoa tem aptidão e se o terreno possui as condições adequadas. Durante todo o processo de cultivo, a assistência técnica está disponível para identificar problemas e fornecer orientações para o manejo da produção”, explica Emmanuel.

Cleusi Kohler, proprietária da chácara onde os morangos em questão são cultivados, compartilha os benefícios da tecnologia implementada em sua propriedade. “Antes, gastávamos pelo menos duas horas por dia com a irrigação. Com a automação, conseguimos otimizar esse tempo e utilizá-lo em outras tarefas. Além disso, notamos uma grande melhoria na qualidade dos frutos, nas plantas e no sabor”, relata Cleusi.

Um dos avanços tecnológicos adotados na propriedade de Cleusi é o sistema de irrigação automatizado fornecido pela empresa Irrigate. Esse sistema conta com sensores de temperatura, umidade e condutividade elétrica, permitindo o monitoramento preciso das condições do ambiente de cultivo. Usando um aplicativo no celular, a produtora pode acessar as informações e ajustar o sistema de acordo com as necessidades das plantas.

A automação da irrigação também tem trazido benefícios econômicos e ambientais. “Reduzimos em vinte e cinco por cento a altura que os morangos alcançam na bandeja. As fruts estão mais pesadas, mais eficientes. Além disso, estamos alcançando uma economia significativa de insumos, utilizando a quantidade certa de acordo com a necessidade”, revela.

O sucesso da produção de morangos em Guarapuava é resultado de um forte investimento na agricultura realizado pelo prefeito Celso Góes, em parceria com os produtores rurais locais. A administração municipal tem se empenhado em incentivar a busca por inovação na agricultura, especialmente na produção de morangos, o que tem impulsionado o desenvolvimento da região.

A parceria entre a Secretaria de Agricultura e a empresa Irrigate foi fundamental para a implementação da tecnologia avançada na irrigação dos morangos. O agrônomo Emmanuel, responsável pelo acompanhamento do processo de produção, destaca a importância dessa parceria. “Conversamos com a equipe da Irrigate e ficamos impressionados com as funcionalidades e o preço acessível do sistema. Em parceria com a prefeitura, trouxemos essa tecnologia para os produtores locais, que têm se beneficiado com a automação da irrigação”, explica Emmanuel.

Com o auxílio da assistência técnica e o suporte da tecnologia de irrigação automatizada, os produtores de morangos em Guarapuava têm alcançado resultados significativos. A qualidade das frutas tem se destacado, a produtividade aumentou e o tempo gasto com tarefas de irrigação foi reduzido, permitindo que os agricultores foquem em outras atividades essenciais.

A história de Cleusi Kohler é um exemplo concreto do impacto positivo que a assistência técnica e a tecnologia têm na agricultura local. Com a automação da irrigação, a agricultora pôde aprimorar o cultivo dos morangos, obtendo frutos de alta qualidade e maior rentabilidade.

“Agradecemos muito pelo suporte da assistência técnica e pela parceria com a Secretaria de Agricultura. Essas inovações têm facilitado nosso trabalho e proporcionado resultados excelentes. Estamos orgulhosos de participar desse avanço na produção de morangos em Guarapuava”, comenta Cleusi.

“O cultivo de morangos em Guarapuava se destaca como um exemplo de sucesso, evidenciando a importância da assistência técnica na promoção do desenvolvimento agrícola e da adoção de tecnologias avançadas. Com o apoio da Secretaria de Agricultura e o espírito empreendedor dos produtores locais, a região fortalece sua posição como referência na produção de morangos de qualidade, impulsionando a economia local e proporcionando produtos saborosos aos consumidores”, concluiu Vezzaro.

Deixe seu comentário:

Veja Mais