Unicentro dá início as aulas da turma 2023 do Cursinho Pré-Vestibular

74 jovens estão matriculados em busca de uma vaga na universidade

07/06/2023 16H10

Os estudantes da 18ª turma do Cursinho Pré-Vestibular Unicentro, iniciaram, essa semana, a preparação para os processos seletivos que dão acesso ao ensino superior. As aulas são uma ação extensionista da instituição e possuem cunho social. Por isso, os estudantes não pagam para nada para participar. Dessa forma, o cursinho, segundo o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, tem uma importância social para a região.

“Esse nicho do pré-vestibular é importante, primeiro, pela presença social da universidade, atendendo pessoas que talvez não tivessem condições financeiras de pagar pelo cursinho, que é um investimento muito alto, que tem expectativa de entrar em universidade pública, gratuita e de qualidade, como é a Unicentro. E poder aprimorar os seus conhecimentos, implementar ideias e, inclusive, demonstrando quais são os cursos da nossa universidade e, quem sabe, com certeza, ter esses alunos do pré-vestibular cursando Unicentro”, destaca Ademir.

A qualidade da preparação ofertada pelo cursinho pode ser aferida pelos resultados obtidos pelos estudantes nos últimos anos. O índice de aprovação é de 90%. O que faz do Pré-Vestibular, de acordo com a professora Lucélia de Souza, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, uma ação de destaque junto à comunidade de Guarapuava. “Muitos alunos com aprovação em instituições renomadas e atuando, inclusive, conosco, na Unicentro. Então, é uma satisfação desenvolver esse projeto, que tem esse cunho social e essa importância para a sociedade, de apoiar esses alunos, que estão estudando ou concluindo o ensino médio em situação de vulnerabilidade social”, avalia a professora.

A professora Rosângela Abreu do Prado Wolf, coordenadora pedagógica do curso pré-vestibular, conta que, ao todo, 74 alunos estão matriculados na turma 2023. “Além das disciplinas, que eles vão ter todas áreas de conhecimento, eles vão ter um suporte, contando com os alunos do quarto ano de Pedagogia, para um projeto de orientação vocacional e profissional. Porque muitos, mesmo que venham fazer o cursinho, eles ainda estão em dúvida. São jovens do terceiro ano do ensino médio e eles ainda não têm aquela maturidade, no sentido de ter bem definida qual escolha profissional daquela carreira que ele vai seguir”, explica, destacando a importância dessa orientação.

A estudante Larissa Zemolin Capra é uma das matriculadas na turma 2023. Sua expectativa é poder aprofundar os estudos, visando a aprovação no curso de Medicina. “Espero buscar mais aprofundamento específico para o vestibular da Unicentro. Eu estou tentando fazer Medicina. Agora, já faz três anos que eu faço vestibular aqui e, assim, eu sei que esse cursinho vai me ajudar, porque já são conteúdos específicos do vestibular. Então, é uma expectativa muito boa”.

A principal meta do Arthur Felipe Schulz Neto é revisar os conteúdos que vão cair no vestibular da Unicentro. “Meu foco é Medicina Veterinária. Então, vai ser muito bom. Eu, por exemplo, tenho muito problema em estudar em casa sozinho. Eu tenho muita distração. Então, eu espero que o cursinho vá me ajudar a focar”, conta.

Deixe seu comentário:

Veja Mais