Vigilância Ambiental de Guarapuava pede cuidado redobrado com animais peçonhentos no verão

Calor faz aumentar incidência de ocorrências

01/12/2022 17H00

Com a chegada do verão, o clima fica mais propício à infestação de animais peçonhentos. A atenção com a proliferação de mosquitos, aranhas, abelhas, serpentes e escorpiões deve ser redobrada. Por esse motivo, o Departamento de Vigilância Ambiental do município de Guarapuava faz um alerta à população com o objetivo de evitar acidentes e a multiplicação dos insetos transmissores de doenças.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental, Suzana Souza, o clima quente e úmido da cidade no fim da primavera e início do verão, é mais propenso a este tipo de infestação nas casas. 

“Infelizmente, no verão, a propagação desses insetos e o número de acidentes com animais peçonhentos é ainda maior. Por isso, os cuidados devem ser redobrados”, observa.

Suzana detalha ainda, que para evitar esse tipo de problema, tanto dentro de casa, quanto em quintais e demais áreas ao ar livre, é necessário adotar alguns cuidados básicos como manter a limpeza e a higiene, por exemplo.

“Para evitar acidentes desta natureza, é necessário manter sempre a casa bem limpa, não deixar acumular entulhos, que são materiais que fornecem abrigo e alimentação, lixo ou água nas redondezas da moradia e usar sempre proteção ao limpar os locais. Além disso, sempre verifique os calçados antes de colocá-los e procure fechar buracos em assoalhos ou em tetos, impedindo a entrada desses animais em casa”, explica a diretora

Também como medida de prevenção, roupas, sofás e camas devem ser verificados antes do uso, para evitar que acidentes ocorram e, ao pressionar sem querer, o animal acabe picando.

Em caso de acidente com os insetos ou animais peçonhentos, a recomendação é procurar ajuda nos locais apropriados ou atendimento médico (UPA/Unidades Básicas de Saúde), para que não haja risco de infecção e outros problemas maiores de saúde.

Deixe seu comentário:

Veja Mais